Sessão Desenho: De onde vem o dia e a noite?

Gostei0 Não Gostei0
Sessão Desenho: De onde vem o dia e a noite? suburbanodigital.blogspot.com - 345 dias atrás

Sessão Desenho: De onde vem o dia e a noite? Nesse desenho animado, Kika vai mostrar o que acontece para que ocorra a noite e o dia.
A gente chama de dia o período de tempo que a sua casa, a sua cidade, o seu país ficam iluminados graças aos raios de luz do sol.

Kika pergunta para a mãe: De onde vem a noite?
 E a gente chama de noite o  período de tempo em que o sol desaparece no horizonte e a sua casa, a sua cidade e o seu país, ficam no escuro. Mas nesse momento é dia do outro lado do planeta. Por isso uma parte da Terra sempre fica iluminada pelos raios de luz do sol.  Na verdade o sol não descansa nunca.
Isso acontece porque a Terra se move. Ela gira sempre na mesma velocidade. E enquanto os raios de sol iluminam uma parte da Terra, a outra metade fica escura. Esse movimento a gente chama de rotação. A Terra demora cerca de 24 horas para dar uma volta completa que a gente chama de um dia.

Kika aprende tudo sobre o movimento de rotação. 
Você não percebe o movimento da Terra porque também está se movendo junto com ela e na mesma velocidade. Já reparou quando você anda de carro, parece que a paisagem está em movimento e você está parado(a). Mas é justamente ao contrário. A mesma ilusão acontece com o movimento do Sol. Na verdade você está sempre girando com a Terra.
Kika: De onde vem o dia e a noite?
Além da rotação o planeta Terra também faz o movimento de translação.  É o movimento que a Terra faz em volta do Sol. Essa volta dura um ano. (Texto do Vídeo de Domínio Público - De onde vem o dia a noite?)
Kika também aprendeu sobre o movimento de rotação.
Confira a quinta Sessão Desenho, do Blog de Geografia (Suburbano Digital). De onde vem o dia e a noite? De onde vem o dia e a noite? Animação apresentada por Kika, uma criança muito curiosa, que procura entender a origem das coisas, de forma acessível e bem-humorada.

Continuar lendo...

Relacionados

  • Comentários
Nome:
Comentário:
Código:
captcha

estatisticas